terça-feira, 24 de abril de 2012

Lesão medular...

"A lesão medular traumática ocorre quando um evento traumático, como o associado a acidentes automobilísticos ou motociclísticos, mergulho, agressão com arma de fogo ou queda resulta em lesão das estruturas medulares interrompendo a passagem de estímulos nervosos através da medula. A lesão pode ser completa ou incompleta. A lesão é completa quando não existe movimento voluntário abaixo do nível da lesão e é incompleta quando há algum movimento voluntário ou sensação abaixo do nível da lesão. A medula pode também ser lesada por doenças (causas não traumáticas), como por exemplo, hemorragias, tumores e infecções por vírus".




--Eu aprendi mais ou menos assim:

A medula é um canal que passa dentro das vértebras, é bem fininha, ela é uma continuação do cérebro. Através dela o cérebro manda comandos para o corpo, até os aparentemente mais simples como fazer xixi, segurar o xixi... Como também chutar uma bola!


Com o acidente, no meu caso atropelamento, foi como martelar o dedo, sabe quando fica aquele calo de sangue? Então, com o impacto em minha coluna a vértebra se moveu um pouco dando uma "beliscada" na medula. Assim, onde isso ocorreu criou um calo de sangue que impedi que a parte superior da medula acima do calo se comunique com a parte inferior, após o calo. 


Compreende? Está bloqueado o canal da medula, por isso, mesmo que eu me concentre muito para mover um dedinho do pé, ele num apresenta nenhuma reação. Claro, essa não é a melhor explicação do mundo, mas é a mais fácil que já escutei.

Para saber mais: 

http://www.sarah.br/paginas/doencas/po/p_08_lesao_medular.htm#Anchor-39934


Nenhum comentário:

Postar um comentário