domingo, 15 de abril de 2012

Escoliose - a maldita!

A escoliose é uma curva SEMPRE anormal na coluna vertebral. Esse tipo de curva aparece quando olhamos a pessoa ou “de frente” ou “de costas”.

A escoliose é devida a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras. O diagnóstico de escoliose é feito pelo exame clínico e pela radiografia (raio-x).

 A minha escoliose foi descoberta por minha mãezinha, que sempre dava uma massagem nas costas pra eu dormir, e aí, percebeu que eu estava virando um S. Infelizmente, na época, os médicos daqui da cidade não nos orientaram corretamente, então, quando encontramos ajuda na ABBR e no INTO já era grave a situação. Passei por duas cirurgias em 1999... Foram sofridas, e depois precisei reaprender a lidar com meu corpo mais uma vez.


A Escoliose....

     

A Fixação...




Na cirurgia que fiz precisei colocar um pouco mais de pinos do que mostra essa fotografia, e só a cervical não foi mexida. Porém, em 2007, comecei a ter constantes anemias - inexplicáveis - e até fiz acompanhamento no HEMORIO (Instituto Estadual de Hematologia). Saiba mais em: http://www.hemorio.rj.gov.br/.

Enfim, lá no HEMORIO descobrimos que havia uma infecção em meu corpo - mas onde? Alguns meses depois surgiu algo que parecia um furúnculo em minhas costas, isso significava que meu corpo estava rejeitando, após tanto tempo, o material colocado. Precisei passar por mais duas cirurgias para limpeza e retirada desse material, e fiz antibiótico venoso por muitos dias. Lá fui eu aprender a lidar com meu corpo  de novo...

Cadeirantes fiquem ligados, a escoliose é comum na gente! Principalmente pessoas que como eu sofreram o trauma ainda crianças... Ou seja, passaram a fazer uso de cadeira de rodas antes de terminar o crescimento.   

Pais e mães, se liguem, se seu filho não está com a coluna reta pode ser muito mais que um hábito ruim de falta de postura. Procure um médico ortopedista!

Uma boa dica é o INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Saiba mais em: http://www.into.saude.gov.br/

Fiquem atentos!!!






2 comentários:

  1. Olá, eu sofro de uma doença chamada Atrofia muscular espinhal tipo II, e também tenho escoliose muiitooo avançada, acho que até mais que a sua, minha costela até afundou para dentro de tão avançado, sento com a parte do lado da bunda, gostaria de saber se também é possivel fazer essa cirurgia em estados muitos avançados, e se fica normal com o tempo, se ela doi muito e se é paga ou pode ser feita gratuita. Obrigado a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me por demorar tanto a responder, passei por um período difícil (depressão) e tudo virou um esforço inimaginável, só queria dormir mesmo. Mas, estou de volta e diria que estou melhor que nunca!!!!!

      Eu fiz essa cirurgia no INTO, eu não sei exatamente até que grau a escoliose pode ser operada, site: http://www.into.saude.gov.br/

      Normal não ficará mais, mas pode melhorar muito com fisioterapia, colete e cirurgia sim! A cirurgia foi pelo SUS, totalmente gratuita e esse hospital é federal, atendimento maravilhoso!

      Doer? ... passa! Agora a dor contínua, falta de ar, e o constrangimento que sentimos dói muito mais que a cirurgia né!

      Procure ajuda, entre em contato com o INTO!!!!!

      Um abraço!

      Excluir