quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Habilitação para deficientes da Região dos Lagos:

Conforme Resolução 80, de 19 de novembro de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a pessoa com deficiência poderá obter ou renovar sua Carteira Nacional de Habilitação, desde que seja considerado apto nos exames de aptidão física e mental, e nos exames de avaliação psicológica.

Informações: Central de Atendimento do Detran: 3460-4040 / 3460-4041       
Site: www.detran.rj.gov.br

Observações: Para a pessoa com deficiência física, o exame de sanidade física e mental do candidato será realizado por Junta Médica Especial. (Ou seja, os exames psicológicos e físicos são feitos no DETRAN Central, e a perícia para exigências de adaptações na Gávea).


                  Cidadania sobre Rodas

É o Programa do Governo Estadual para pessoas com deficiência física que desejem obter sua primeira habilitação, na categoria B, sem nenhum custo. O curso será destinado preferencialmente a candidatos de baixa renda.

Vale a pena se cadastrar! Mas, após a prova teórica é necessário se informar de quanto tempo terá que aguardar para iniciar as aulas práticas para que seu processo não vença, tendo condições pague uma autoescola para fazê-las, já que a fila costuma ser enorme no DETRAN.

Como participar do Programa:

Dirija-se ao DETRAN Central com os documentos necessários para dar entrada no processo administrativo.
Detran Central: 
Av. Presidente Vargas, 817 acesso 5 térreo — Centro — Rio de Janeiro — RJ
Horário de funcionamento: 9h às 16h.
Informações: Detran Central: 2332-0082  Site: www.detran.rj.gor.br
-O meu atendimento foi rápido e eficiente.

Observações:Os exames médicos e psicológicos serão realizados gratuitamente nos postos do Detran. As aulas teóricas e práticas serão feitas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs, antigas auto-escolas) parceiros do programa, sem nenhum custo. Pra nós que moramos em Araruama, é preciso ir à Sônia Auto Escola em Cabo Frio, para as aulas teóricas (lá não tem banheiro acessível). E, as aulas práticas são no Rio de Janeiro, em Guadalupe, no quartel dos Bombeiros.

Documentos: Original e cópia da Identidade, Original e cópia do CPF, Original e cópia do comprovante de residência, Original e cópia do comprovante de rendimentos (contra-cheque ou declaração de imposto de renda), Laudo médico original com o CID – Código Internacional de doenças, fornecido pelo SUS — Sistema Único de Saúde.

Infelizmente ainda não temos nenhuma autoescola que nos atenda na Região dos Lagos para as aulas práticas, em Campos é a mais próxima. A que tínhamos em Icaraí vendeu o veículo por falta de procura, já que o DETRAN lançou o Programa Cidadania Sobre Rodas. Esse programa funciona muito bem até chegar o momento de iniciar as aulas práticas, pois normalmente chamam para as aulas no mês que vence o processo, e se conseguir terminá-las não tem chance de aulas extras ou uma 2ª tentativa de fazer a prova (seu processo vencerá e terá que reiniciá-lo). Eu nem consegui terminar antes que o processo vencesse, porque o carro quebrou, mas, como não posso pagar o valor absurdo que as autoescolas cobram para dar aulas às pessoas com deficiência reiniciei o processo pelo mesmo Programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário