quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cuide bem do seu corpo!

A lesão medular altera a sensibilidade, o controle urinário, o funcionamento intestinal (aff!), e pode ter sequelas bem ruins como escaras, trombose, escoliose ( eu tenho =/ ), entre outras coisas. Por isso é  muito importante que você cuide adequadamente de seu corpo, e para isso você precisa de informações!

Cuidar bem de você num é difícil, é questão de se criar bons hábitos!

Se você já faz o cateterismo precisa ter higiene para não provocar frequentes infecções urinárias, e beba água! O intestino é minha sina, é preciso mais que comer muita fibra todos os dias, precisa mesmo fazer a massagem no sentido anti-horário, ou o danado fica na maior preguiça e não funciona mesmo!

A circulação sanguínea também muda, os meus pés incham muito, e preciso ficar de 6 da manhã até as 15:30 sentada na cadeira trabalhando, por isso, chego em casa e me deito, preciso colocar os pés para o alto um pouco... Procuro dormir com as pernas mais alta que a cabeça por um período da noite. A trombose é um risco, é preciso estarmos atentos para o inchaço e se necessário (com recomendação médica) fazer uso de meia de compressão.

Um problema que atrapalha muito a vida de um cadeirante é a escara, são feridas que podem surgir se ficarmos muito tempo na mesma posição... Mesmo que você passe muito tempo na cadeira, cruze as pernas um pouco, com a força do braço levante o bumbum da cadeira constantemente, e vez ou outra olhe com um espelho ou peça que alguém de uma olhadinha pra você!

É preciso vigiar seu corpo para não ter problemas que agravem sua situação!



No site da Camila Lima, tetraplégica desde 1998, quando foi atingida por uma bala perdida você pode fazer um download gratuito de uma cartilha cheia de boas dicas: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário