domingo, 13 de outubro de 2013

I Reunião de Pessoas com Deficiência em Araruama

Dia 9/10/2013, foi uma data que ficará registrada na história de luta da pessoa com deficiência em Araruama. Eu, como Consultora em Inclusão e Acessibilidade na SEPOL/PMA, tive a honra de organizar o evento que contou com a presença de 20 pessoas e mais o Vice Prefeito e Secretário Anderson Moura, a Coordenadora de Educação Especial e Inclusiva Cássia, o Secretário de Transportes Toni Saltarelli, a Sub Secretária de Política Social Lúcia, e o representante da pessoa com deficiência na Sec. Transportes Thiago Domingos.

A reunião teve duração de quase 2 horas e discutimos sobre: acessibilidade nas ruas e prédios públicos, saúde da pessoa com deficiência e em especial da mulher cadeirante, educação especial e educação inclusiva,  e transporte. Foi muito legal ouvir o Robson, o Julio Cesar, a Cladi, o Kiko e todos os demais participantes.


Minha conclusão é que os maiores problemas enfrentados são: a falta de acessibilidade, falta de consciência do respeito as vagas especiais, inadequação de calçadas que deveriam ter piso firme de cimento queimado e não serem ocupadas por veículos, por mesas de restaurantes, carrinhos de pipocas, etc. Os problemas a serem resolvidos são inúmeros, mas é a primeira vez que o governo da cidade mostra interesse pelo assunto e isso me anima!

Sei que muitos perderam a fé, acham até que a luta é grande demais para valer a pena, mas eu não penso assim, eu acredito em mudanças e, mais que isso: LUTO POR MUDANÇAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário