terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cartão Nacional para Vaga Especial

O adesivo com o símbolo internacional de acessibilidade (a cadeira branca desenhada sobre o azul) é vendido até em papelarias e bancas de jornais. Parece moda! rs! Ela serve somente como um referencial para identificar um automóvel onde há um condutor ou passageiro com deficiência. Por isso, hoje, é exigido o Cartão Nacional para estacionar na vaga especial, para que os "espertinhos" não ocupem de forma irregular.
O cartão é pessoal e intransferível, possui um número de identificação além de data de validade. Esta autorização fica vinculada à pessoa e não ao automóvel, desta maneira a pessoa com deficiência pode utilizá-la em qualquer carro onde está sendo transportada. Agora ela tem validade em todo o território nacional, eliminando assim problemas de pessoas que moram e trabalham em municípios diferentes, mas que só podiam ter esta permissão para o município de residência.
Eu quase fui multada por não ter e estacionar em vaga especial, sorte que eu estava dentro do veículo quando o guarda municipal chegou e justifiquei. Ele "perdoou" meu erro ao ver que a cadeira e me explicou que eu deveria ter o cartão. Achei ótimo estarem cuidando pra que apenas pessoas com deficiência utilizem as vagas especiais!
Para ter o seu Cartão Nacional é bem fácil, basta ir na Secretaria de Transporte de sua cidade! Leve xerox: rg, cpf, comprovante de residência e laudo médico com seu cid. O meu ficou pronto imediatamente! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário