terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cidadania sobre rodas não funciona!

Em 27/9/2012, fui ao DETRAN-Central e me escrevi no programa Cidadania sobre Rodas. Fiz tudo como foi solicitado, em janeiro fiz a prova teórica e obtive sucesso, assim,  fui novamente (pela 4ªvez, ou mais) ao prédio do DETRAN-Central apenas para levar a Xerox do RENACH e iniciou-se a espera, só esse mês (faltando dias para o vencimento do meu processo) fui chamada para iniciar as aulas práticas.

Pedi licença do meu trabalho (inclusive perdendo aulas do curso oferecido para melhorar meu desempenho na área que atuo), fiz as malas e às 4 horas da manhã saímos (minha sogra, meu marido e eu) rumo ao Quartel dos Bombeiros em Guadalupe onde as aulas são feitas. Na minha 5ª aula todo óleo da direção hidráulica vazou e o volante ficou pesado ao ponto de estalar meu braço.

O instrutor ligou para o DETRAN/Cidadania sobre Rodas, e relatou: - Colocaram uma tampa sem respirador no recipiente de óleo da direção hidráulica e por isso deu pressão e a mangueira estourou.

Depois, o instrutor ligou sorrindo para o mecânico e disse: - O carro quebrou, estourou a mangueira da direção hidráulica, deu pressão porque estava com uma tampa sem respirador. Você não vem buscar o carro hoje não né? Só amanhã ou depois?

Nesse momento ficou claro para mim que esperei todo esse tempo para ser chamada por descaso (alegavam que o carro estava quebrado), pois o DETRAN/RJ trabalha com um veículo engatilhado/ consertos forjados. Em momento algum houve qualquer tentativa de acelerar o conserto para dar continuidade a minha aula, ou as próximas.

Abaixei minha cabeça e chorei, desabafei. Relatei todo percurso para eu estar alí naquele dia, todas as dificuldades e esforço vivido. O instrutor me disse para parar de chorar, pois a vida continua, e ele até tem razão, afinal de contas o DETRAN não é responsável pela saúde do povo brasileiro, apesar de ter algo em comum com o SUS que é a falta de organização e eficiência.

Se eu tivesse alternativa eu buscaria, se eu quisesse a carteira apenas por vaidade eu desistiria, mas...

Não posso andar nas ruas por não existir acesso, no ônibus não sou bem vinda, e tirar a carteira é impossível. O que fazer? Voltar ao passado e me isolar dentro de casa?



2 comentários:

  1. Acabei de ver sua participação no jornal do SBT, e assim encontrei seu blog. O que você mencionou me chamou atenção: "parece que estou sozinha" e assim o blog mulher invisível. Só vim aqui pra dizer que você não está sozinha, que há um Deus onipotente e onipresente que tem visto você, ele é o Todo Poderoso e pra ele não há impossível. Ele te guarda e te protege e se você quiser e chamá-lo, ele estará com você em todos os momentos pra te ajudar e proteger em quaisquer situações. Você é muito importante pra Ele. Saiba que você foi escolhida desde o ventre de sua mãe, isso significa que ele tem um propósito pra você. Apesar das muitas frustrações e atribulações que podemos vivenciar neste mundo, o Senhor nos promete vitória e ainda que o mundo (pessoas) possa nos abandonar, Deus nunca desistirá de nós, nós somos obras dele. Espero que não se incomode com esse comentário nesse post, mas senti no coração de escrever essas poucas palavras pra você. Que Deus te abençoe e que pra Glória dele você possa superar todos os obstáculos e concluir esse sonho. Que o amor e a alegria dele encham o seu coração e a sua vida, em nome de Jesus.
    Se puder leia o salmo 86 e ouça esse louvor:
    http://www.youtube.com/watch?v=Rzrw_j7LgLM

    Um abraço da irmã em Cristo que louva a ele por sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Amada, agradeço suas palavras! E, as recebo! É sempre bom ouvir, através de pessoas usadas para o bem, que DEUS me ama e está comigo. Isso fortalece a minha fé! Grata por ter vindo até aqui, visite esse espaço mais vezes! =)

    ResponderExcluir