sábado, 10 de agosto de 2013

Cadeirante arrogante?! oO

Significado de Arrogante:
Pessoa que tem atitude superior à solicitada na situação ou momento. Que abusa da autoridade para efetuar um ato com intuito de demonstrar que é melhor ou mais importante que outro.

Conversando com um amigo querido, ele me disse uma coisa na qual fiquei pensando... Ele disse: "você é tranquila, mas tem pessoas cadeirantes que são arrogantes e não gostam de auxílio."

Já vi pessoas com deficiência física se aborrecerem quando seguram em sua cadeira de rodas para serem levadas, guiadas, ajudadas. E, tipo, assim... Eu também já me aborreci diversas vezes com isso!

# Sou arrogante! Só que não... Não mesmo!

Mas, imagine você andando na rua, parar porque seu celular tocou, alguém achar que você quer atravessar e rapidamente (sem te perguntar) te leva para o outro lado da avenida! Depois, você precisa atravessar de volta, porque não era seu destino! Imaginou? Isso acontece com cadeirantes!

Acabei adotando um método. Se estou sozinha na rua e com pressa pra chegar em algum lugar, visto uma máscara de 'super arrogante e antipática' para que ninguém interfira em meu trajeto e eu posso alcançar o objetivo! Confesso, que não gosto de agir assim, mas infelizmente há momentos que necessito...

Talvez, outras pessoas com deficiências usem esse método para evitar aproximações que possam causar transtornos. Nada pior que esta andando tranquilamente na rua, e de repente alguém agarrar sua cadeira e sair te empurrando apressadamente sem a menor preocupação com os buracos! Eu, caio na primeira "tropicada" em um paralelepípedo! 

Adoro gentilezas e muitas já me salvaram de momentos complicados! Só que a abordagem precisa ser feita de forma correta, sem oferecer um grande susto! Primeiro, nunca segure na cadeira sem o consentimento, pergunte como pode ajudar, já que cada pessoa com deficiência apresenta limitações diferentes... Tenho amigas com ótimo equilíbrio de tronco, e movimento nas pernas, por isso dificilmente cairão se você descer elas de uma calçada de maneira brusca, mas eu, caio até de pensar nisso! rs!

Já vi deficientes serem arrogantes por acharem que possuem mais direitos do que os que realmente existem, mas isso é comum, tem gente andante que pensa assim também!  Outros, são absurdamente fechados em um mundo só deles, porque se sentem a margem da sociedade (menosprezados).

Obviamente, existem pessoas com deficiências com humor e caráter diferenciados, assim como também existem pessoas "normais" assim! Ninguém é igual a ninguém!

No meu caso, saiba perguntar como fazer e eu te darei um belo sorriso de satisfação! Saiba aceitar um "não preciso", porque se não for necessário direi que não é! 

E, me compreenda, às vezes sair de casa é um desafio enorme. Nem todos os dias estou disposta a enfrentar degraus, guias não rebaixadas, carros nas calçadas, lojas sem espaço para circulação  etc, etc, etc. E, há momentos que eu adoraria me misturar a multidão, porém nunca passo despercebida né!

Ah, só para lembrar: pago contas, o dinheiro às vezes não rende o necessário, tenho problemas familiares como qualquer outra pessoa! Por isso, não pense que sou infeliz por ser deficiente, as vezes esse ainda é o menor dos meus problemas!

Aprendi, ao longo dos anos, observando os outros e a mim que o melhor jeito de conviver é praticando a empatia (sempre que possível)!

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário