sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Canoagem Adaptada

A prática de esportes para os deficientes físicos é um ótimo exercício e também pode significar um recomeço de vida, como no caso do ex-bbb Fernando Fernandes que era modelo e após um acidente ficou paraplégico, hoje, é campeão em Paracanoagem (canoagem adaptada).
Experimentei a Paracanoagem no Sarah Lago Norte, em Brasília, e além de aproveitar a beleza do Lago Paranoá pude fortalecer os principais músculos que um cadeirante utiliza para se locomover. Adoraria praticá-la algum dia na Laguna de Araruama!
A Paracanoagem pode servir para lazer, recreação e competição. Observando-se alguns aspectos de segurança e tendo um conhecimento da deficiência, todo clube, associação ou escola de canoagem pode atender a pessoa com deficiência. O trabalho realizado na canoagem com deficientes tem como um dos objetivos alcançar a maior autonomia possível durante a prática desse esporte.
O Brasil possui reconhecimento no cenário mundial da Paracanoagem, ganhando prestigio em Poznan/POL, onde conquistou 1 ouro com Fernando Fernandes e 1 ouro e uma prata com Marta Santos Ferreira. Sendo o país com melhores resultados na Paracanoagem, neste mundial.
Ainda novidade em alguns países, a Paracanoagem tem seu grande desenvolvimento no Canadá, onde ocorre a realização de eventos para paracanoistas a partir dos 15 anos, demonstrando a preocupação do futuro da modalidade. Além disto, ocorre uma grande participação em eventos de canoagem, estimulando os atletas ao desenvolvimento e ao reconhecimento de suas capacidades.

  

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O guerreiro da luz acredita!

Porquê crê em milagres, os milagres começam acontecer. Porque tem certeza de que seu pensamento pode mudar sua vida, sua vida começa a mudar. Porque está certo que irá encontrar o amor, este amor aparece.

De vez em quando, se decepciona. Às vezes, se machuca.

E então escuta os comentários: "Como é ingênuo!".

Mas o guerreiro sabe que vale o preço. Para cada derrota, tem duas conquistas a seu favor.

Todos os que acreditam sabem disso.


(Manual do Guerreiro da Luz/ Paulo Coelho)


domingo, 13 de outubro de 2013

Rádio Vitrine da Cidade também apoia a luta da pessoa com deficiência!

Estou muito contente com o apoio dos jornais e rádios da Região dos Lagos na luta por inclusão e acessibilidade, tendo no momento como foco principal a busca por sensibilizar uma autoescola para que venha somar em sua frota um veículo adaptado para que pessoas com deficiência tenham a possibilidade de tirar a carteira de motorista.

Hoje, recebi a visita aqui em casa do amigo Rommel da Rádio Vitrine/Mar Aberto FM, e com convite para ir até lá com  mais tempo para falar sobre a causa da pessoa com deficiência. Obrigada, convite feito é convite aceito! =)


I Reunião de Pessoas com Deficiência em Araruama

Dia 9/10/2013, foi uma data que ficará registrada na história de luta da pessoa com deficiência em Araruama. Eu, como Consultora em Inclusão e Acessibilidade na SEPOL/PMA, tive a honra de organizar o evento que contou com a presença de 20 pessoas e mais o Vice Prefeito e Secretário Anderson Moura, a Coordenadora de Educação Especial e Inclusiva Cássia, o Secretário de Transportes Toni Saltarelli, a Sub Secretária de Política Social Lúcia, e o representante da pessoa com deficiência na Sec. Transportes Thiago Domingos.

A reunião teve duração de quase 2 horas e discutimos sobre: acessibilidade nas ruas e prédios públicos, saúde da pessoa com deficiência e em especial da mulher cadeirante, educação especial e educação inclusiva,  e transporte. Foi muito legal ouvir o Robson, o Julio Cesar, a Cladi, o Kiko e todos os demais participantes.


Minha conclusão é que os maiores problemas enfrentados são: a falta de acessibilidade, falta de consciência do respeito as vagas especiais, inadequação de calçadas que deveriam ter piso firme de cimento queimado e não serem ocupadas por veículos, por mesas de restaurantes, carrinhos de pipocas, etc. Os problemas a serem resolvidos são inúmeros, mas é a primeira vez que o governo da cidade mostra interesse pelo assunto e isso me anima!

Sei que muitos perderam a fé, acham até que a luta é grande demais para valer a pena, mas eu não penso assim, eu acredito em mudanças e, mais que isso: LUTO POR MUDANÇAS!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cartão Nacional para Vaga Especial

O adesivo com o símbolo internacional de acessibilidade (a cadeira branca desenhada sobre o azul) é vendido até em papelarias e bancas de jornais. Parece moda! rs! Ela serve somente como um referencial para identificar um automóvel onde há um condutor ou passageiro com deficiência. Por isso, hoje, é exigido o Cartão Nacional para estacionar na vaga especial, para que os "espertinhos" não ocupem de forma irregular.
O cartão é pessoal e intransferível, possui um número de identificação além de data de validade. Esta autorização fica vinculada à pessoa e não ao automóvel, desta maneira a pessoa com deficiência pode utilizá-la em qualquer carro onde está sendo transportada. Agora ela tem validade em todo o território nacional, eliminando assim problemas de pessoas que moram e trabalham em municípios diferentes, mas que só podiam ter esta permissão para o município de residência.
Eu quase fui multada por não ter e estacionar em vaga especial, sorte que eu estava dentro do veículo quando o guarda municipal chegou e justifiquei. Ele "perdoou" meu erro ao ver que a cadeira e me explicou que eu deveria ter o cartão. Achei ótimo estarem cuidando pra que apenas pessoas com deficiência utilizem as vagas especiais!
Para ter o seu Cartão Nacional é bem fácil, basta ir na Secretaria de Transporte de sua cidade! Leve xerox: rg, cpf, comprovante de residência e laudo médico com seu cid. O meu ficou pronto imediatamente! =)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sesc Mineiro Grussaí

"No estado do Rio de Janeiro, município de São João da Barra, litoral norte fluminense, está localizado o Sesc Mineiro/Grussaí. Um Centro de Turismo, Convenções e Lazer voltado para férias familiares ou eventos empresariais. A Unidade recebe seus visitantes com uma completa estrutura de hospedagem e lazer. Estão à disposição: suítes, chalés e apartamentos, com TV e frigobar, restaurantes, campos de futebol, quadras esportivas, piscina com toboágua, biblioteca, boate, parque infantil, salões sociais e de jogos. Além das inúmeras opções para lazer e descanso, o visitante também pode fazer um inesquecível passeio de Trem Maria Fumaça, conhecendo melhor a bela região."
Eu estive lá, e fotografei o banheiro acessível, foi o 1º que encontrei em pousadas que segui as normas ABNT e que usei sem o menor problema. Não perguntei se eles tinham cadeira de banho disponível porque eu me viro bem em qualquer uma!
Para circular com maior facilidade, fizeram o rebaixamento de calçadas e entre as travessias alisaram o piso... Ficou bem legal mesmo! Claro, que ainda faltam locais a serem adaptados, porém, recomendo um final de semana tranquilo pra qualquer cadeirante lá!













Endereço:
Rua Antonino Gonçalves Carvalho, s/nº - Grussaí / Município de São João da Barra - RJ
CEP 28200-000

Informações e reservas:
Telefones: (22) 2741-3535

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Expo Araruama 2013 - a 1ª acessível para cadeirantes!

No último dia 19, estive no Parque de Exposições de Araruama, que estava sendo preparado para na próxima semana sediar a feira de exposição agropecuária e shows. Pude verificar a acessibilidade para cadeirantes, e solicitei adequações que foram atendidas pela equipe responsável pelo trabalho demonstrando interesse que as adaptações não sejam apreciadas e sim utilizadas! 



Foi meu primeiro trabalho como Consultora em Inclusão e Acessibilidade em Araruama, e estou animada pra tudo que irá vir! Sei que a batalha será grande e por isso conto com o apoio dos meus amigos de rodas... =)