segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nem tudo são espinhos...

Do meu quintal....



Movimento Superação - Rio 2013 - 6ª edição


No dia 22 de setembro, aconteceu em Copacabana, o Movimento Superação  com um grande número de pessoas com deficiências caminhando (cada um de sua forma: cadeirantes, andantes, deficientes visuais, deficientes auditivos, etc.) pela Orla de Copacabana e reivindicando acessibilidade!

A luta por acessibilidade envolve um 1/4 da população brasileira! Isso mesmo, quero dizer que 1/4 dos brasileiros apresentam alguma deficiência! E, infelizmente, com o número de acidentes de trânsito isso vem só aumentando!







Falta veículos adaptados nas autoescolas e Programa Cidadania sobre Rodas/Detran-RJ não funciona!




Obs.: Não sou moradora de Iguaba Grande, e já não faço mais parte do quadro de funcionários. A prefeita Graziella Magalhães me convidou para ser Técnica em Acessibilidade do município, e me coloquei de forma voluntária, pois já havia recebido a proposta da Prefeitura de Araruama e resolvi aceita-la! Afinal, Araruama é a cidade onde vivo, onde meus sobrinhos irão crescer e meu/minha filho/a irão ser criados!

Quanto a resposta do Detran/RJ, foi insatisfatória, pois as aulas serão reaproveitadas, mas a prova teórica não e nem os exames médicos... Mas, a batalha continua!

Recebi apoio da tv e de jornais na luta pela minha habilitação!

Eu já não sabia mais o que fazer...  Então, denunciei, falei, e reclamei para todos que pudessem "ouvir"! E, o legal disso é que ganhei aliados na luta pela inclusão em autoescolas e pelo funcionamento adequado do Programa Cidadania sobre Rodas!

Preciso agradecer a Renata Cristiane pela postagem em seu blogger e entrevista (ao vivo) na rádio!

Rede Saci...

Ao SBT!

A Sylvia do Noticiário dos Lagos:



Obrigada a todos que até aqui vem falando junto comigo para que minha reivindicação, que poderá mudar a vida de outras pessoas com deficiência, possa ser ouvida!

Iguaba Grande melhorou a acessibilidade do paço municipal!

Tive a honra de trabalhar 2 meses e meio na Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, e devo confessar que fiquei bastante surpresa com a atitude de providenciarem rapidamente uma rampa na porta de entrada para que eu e os demais cadeirantes possamos ter acesso mais fácil ao prédio. Também foi feita rampa na porta de trás, e tive 1 (uma) vaga reservada no estacionamento.

Iguaba, é uma terra de gente acolhedora, fiquei muito contente com a atitude da administração, obras e todos que passaram pra dar opinião para que o resultado fosse atingido!

Agradeço a prefeita Graziella Magalhães, Sec. Renato e demais... Milena do RH (que conversou, orientou e me ajudou em tudo que foi possível até o dia da posse), Melina, Ecy Jr, Livia Lisle, Zé Antônio, Ana Paula, Karla, Adriana, Mariana do gabinete e também a do café, e todos os demais funcionários da PMIG que foram tão receptivos! E, deixo meu até logo, pois o mundo dá muitas voltas e tenho certeza que nos encontraremos em uma dessas!  



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cidadania sobre rodas não funciona!

Em 27/9/2012, fui ao DETRAN-Central e me escrevi no programa Cidadania sobre Rodas. Fiz tudo como foi solicitado, em janeiro fiz a prova teórica e obtive sucesso, assim,  fui novamente (pela 4ªvez, ou mais) ao prédio do DETRAN-Central apenas para levar a Xerox do RENACH e iniciou-se a espera, só esse mês (faltando dias para o vencimento do meu processo) fui chamada para iniciar as aulas práticas.

Pedi licença do meu trabalho (inclusive perdendo aulas do curso oferecido para melhorar meu desempenho na área que atuo), fiz as malas e às 4 horas da manhã saímos (minha sogra, meu marido e eu) rumo ao Quartel dos Bombeiros em Guadalupe onde as aulas são feitas. Na minha 5ª aula todo óleo da direção hidráulica vazou e o volante ficou pesado ao ponto de estalar meu braço.

O instrutor ligou para o DETRAN/Cidadania sobre Rodas, e relatou: - Colocaram uma tampa sem respirador no recipiente de óleo da direção hidráulica e por isso deu pressão e a mangueira estourou.

Depois, o instrutor ligou sorrindo para o mecânico e disse: - O carro quebrou, estourou a mangueira da direção hidráulica, deu pressão porque estava com uma tampa sem respirador. Você não vem buscar o carro hoje não né? Só amanhã ou depois?

Nesse momento ficou claro para mim que esperei todo esse tempo para ser chamada por descaso (alegavam que o carro estava quebrado), pois o DETRAN/RJ trabalha com um veículo engatilhado/ consertos forjados. Em momento algum houve qualquer tentativa de acelerar o conserto para dar continuidade a minha aula, ou as próximas.

Abaixei minha cabeça e chorei, desabafei. Relatei todo percurso para eu estar alí naquele dia, todas as dificuldades e esforço vivido. O instrutor me disse para parar de chorar, pois a vida continua, e ele até tem razão, afinal de contas o DETRAN não é responsável pela saúde do povo brasileiro, apesar de ter algo em comum com o SUS que é a falta de organização e eficiência.

Se eu tivesse alternativa eu buscaria, se eu quisesse a carteira apenas por vaidade eu desistiria, mas...

Não posso andar nas ruas por não existir acesso, no ônibus não sou bem vinda, e tirar a carteira é impossível. O que fazer? Voltar ao passado e me isolar dentro de casa?