sábado, 10 de agosto de 2013

Cadeirante arrogante?! oO

Significado de Arrogante:
Pessoa que tem atitude superior à solicitada na situação ou momento. Que abusa da autoridade para efetuar um ato com intuito de demonstrar que é melhor ou mais importante que outro.

Conversando com um amigo querido, ele me disse uma coisa na qual fiquei pensando... Ele disse: "você é tranquila, mas tem pessoas cadeirantes que são arrogantes e não gostam de auxílio."

Já vi pessoas com deficiência física se aborrecerem quando seguram em sua cadeira de rodas para serem levadas, guiadas, ajudadas. E, tipo, assim... Eu também já me aborreci diversas vezes com isso!

# Sou arrogante! Só que não... Não mesmo!

Mas, imagine você andando na rua, parar porque seu celular tocou, alguém achar que você quer atravessar e rapidamente (sem te perguntar) te leva para o outro lado da avenida! Depois, você precisa atravessar de volta, porque não era seu destino! Imaginou? Isso acontece com cadeirantes!

Acabei adotando um método. Se estou sozinha na rua e com pressa pra chegar em algum lugar, visto uma máscara de 'super arrogante e antipática' para que ninguém interfira em meu trajeto e eu posso alcançar o objetivo! Confesso, que não gosto de agir assim, mas infelizmente há momentos que necessito...

Talvez, outras pessoas com deficiências usem esse método para evitar aproximações que possam causar transtornos. Nada pior que esta andando tranquilamente na rua, e de repente alguém agarrar sua cadeira e sair te empurrando apressadamente sem a menor preocupação com os buracos! Eu, caio na primeira "tropicada" em um paralelepípedo! 

Adoro gentilezas e muitas já me salvaram de momentos complicados! Só que a abordagem precisa ser feita de forma correta, sem oferecer um grande susto! Primeiro, nunca segure na cadeira sem o consentimento, pergunte como pode ajudar, já que cada pessoa com deficiência apresenta limitações diferentes... Tenho amigas com ótimo equilíbrio de tronco, e movimento nas pernas, por isso dificilmente cairão se você descer elas de uma calçada de maneira brusca, mas eu, caio até de pensar nisso! rs!

Já vi deficientes serem arrogantes por acharem que possuem mais direitos do que os que realmente existem, mas isso é comum, tem gente andante que pensa assim também!  Outros, são absurdamente fechados em um mundo só deles, porque se sentem a margem da sociedade (menosprezados).

Obviamente, existem pessoas com deficiências com humor e caráter diferenciados, assim como também existem pessoas "normais" assim! Ninguém é igual a ninguém!

No meu caso, saiba perguntar como fazer e eu te darei um belo sorriso de satisfação! Saiba aceitar um "não preciso", porque se não for necessário direi que não é! 

E, me compreenda, às vezes sair de casa é um desafio enorme. Nem todos os dias estou disposta a enfrentar degraus, guias não rebaixadas, carros nas calçadas, lojas sem espaço para circulação  etc, etc, etc. E, há momentos que eu adoraria me misturar a multidão, porém nunca passo despercebida né!

Ah, só para lembrar: pago contas, o dinheiro às vezes não rende o necessário, tenho problemas familiares como qualquer outra pessoa! Por isso, não pense que sou infeliz por ser deficiente, as vezes esse ainda é o menor dos meus problemas!

Aprendi, ao longo dos anos, observando os outros e a mim que o melhor jeito de conviver é praticando a empatia (sempre que possível)!

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Batom - me identifiquei demais com esse vídeo! Minha vida!

Vale muito a pena assistir duas vezes. Na primeira, você ficará meio confuso e não sentirá tanta emoção, mas na segunda vez que assistir garanto que irá se arrepiar também.... Lindo! 

Pontos de vistas diferentes....



Meu carro adaptado! Mais um sonho sendo realizado!

Gente, neste sábado, vou na Cavenaghi - Vila Isabel/ Rio -  buscar o carro que está lá, desde a semana passada, fazendo adaptações necessárias para que eu possa dirigir!

Estou muito, muito, muito alegre por isso! Em breve postarei fotos!

P.s: Ainda falta a carteira!


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Agora Sou: Funcionária Pública Concursada em Iguaba Grande!

Concursados de Iguaba são empossados em cerimônia na Prefeitura


Fui aprovada no concurso de Iguaba no ano passado, e há 1 mês tomei posse de meu cargo. Estou trabalhando no Cerimonial Executivo do Governo. Está sendo ótimo!


Na foto: Prefeita Grasiella Magalhães, "euzinha" e o Secretário de Administração Silvio.

Prova teórica do Detran! 1ª habilitação... Lol

Gente, recebi uma mensagem fofa do instrutor Renato da Auto Escola Sônia - em Cabo Frio, onde fiz as aulas teóricas. Daí estava fuxicando aqui e vi que acabei não falando o resultado da prova né (que foi em janeiro)!

Errei apenas uma questão!!!!! Ou seja, de 30 questões acertei 29 tá!!!!!

E, o troféu vai para... O meu querido instrutor! Leia: Cidadania sobre rodas III (Sônia Auto Escola)



Meu hoje!

Sou bem resolvida, não tenho grilos com meu corpo (esteticamente) e nem acho que sou inferior aos demais por fazer uso de cadeira de rodas (aliás, minha M3 vermelha é lindinha). 

Tenho uma vida feliz ao lado do meu marido Marcus Bruno Costa Silva, gosto do meu trabalho na Prefeitura de Iguaba Grande. São muitos os sorrisos diários dados e recebidos das minhas (os) colegas de trabalho - bom demais isso!

O que me mantém perseverante, esperançosa, alegre e me dá coragem é a minha fé em DEUS... Sou a menina dos olhos do Pai!

Poxa, mas acho um desrespeito conosco o preço de tudo que necessitamos! Cadeira de rodas = 4 mil, adaptação veicular não fica menos de 3 mil (temos isenções na compra de um carro zero, mas nem todo mundo pode fazer um investimento desse, e no final das contas uma coisa compensa outra e acabamos gastando o que os demais gastariam ou até mais).

Agora criaram roupas que facilitam a vestimenta de quem tem movimentos limitados que também são carérrimas. Aí tem os medicamentos para bexiga: retemic UD mais ou menos 70 reais, Cranberry (importado), etc, etc, etc... . Tem todo um material de higiene necessário, e cada "xixi" custa  uns  2 reais (é mole, é necessário pagar até pra fazer "xixi")!

Obviamente, como todo mundo, ainda pago luz, água, telefone, internet, combustível, mercado, tenho minhas vaidades e adoraria bancar alguma "futilidade", rs!

Daí o governo não disponibiliza qualquer auxílio financeiro no meu caso. A saúde pública é um caos como todos sabem e a "doação" de medicamentos não é confiável, mês sim, mês não e noutro mês também não,  não, não e não!

Daí resta entrar para o mercado de trabalho (o que também requer esforço de qualquer um) e tentar bancar uma vida com o mínimo de qualidade. Mas, pra isso é preciso sair de casa e encarar  a falta de acessibilidade. Como chegar no trabalho se o ônibus não pára para o cadeirante (isso quando tem adaptação)? E será que o ambiente de trabalho está preparado para receber uma pessoa com deficiência?

E, como apresentamos limitações físicas fica complicado fazer faxina ou roçar mato, logo, precisamos estudar e nos qualificar, porém... Sair de casa todos os dias é um sufoco!

Com o tempo você vai percebendo que é muito importante exigir acessibilidade e brigar (quando for preciso) para estar incluído na sociedade! Mas, também é importante buscar meios de ser independente para facilitar o dia a dia, porque não dá pra esperar que as coisas funcionem como deveriam pra começar a viver! Por exemplo, estou tentando tirar a carta de motorista! Faltam as aulas práticas... (Suando pra consegui-las, já que não temos auto-escolas com veículos adaptados na Região dos Lagos).

Não sou exemplo de coisa alguma, nem passo perto de ser "super herói", mas venho tentando: as vezes dá certo, às vezes dá errado mesmo insistindo muito, mas não gosto de desistir, e vou mudando as estratégias! Um dia chego lá!

A dica é: estudar, passar em um concurso com um bom salário e assim bancar suas necessidades especiais. Eu ainda estou engatinhando, meu salário atual não é o suficiente, mas estou cursando o ensino superior e vai  (têm que) melhorar ! 

Enquanto isso, hihihihi: