sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Praça de Araruama será inaugurada sem acessibilidade!





" Amanhã, às 10 horas, a população de Araruama estará recebendo a nova Praça Mário Revelles Castanho, que passou por obras de urbanização através do programa Somando Forças...
A pavimentação da Praça também foi totalmente refeita, inspirada em novos padrões urbanísticos que garantem a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais."

Essa é a informação que consta no site da Prefeitura Municipal de Araruama a respeito da inauguração desta obra no centro da cidade! Mas, hoje, estive por lá e quando pensei em atravessar da rodoviária para a praça de forma segura na faixa de pedestre (em frente a lanchonete Tan's) tive uma desagradável surpresa:  a rampa que existia desapareceu! Sim, juro, a rampa sumiu! 

Não sou candidata e nem tenho a menor pretensão de ser. Também não quero atingir qualquer candidato! Mas, estamos em período eleitoral sendo agora um bom momento de reflexão para votar de forma consciente em busca de melhor qualidade de vida em nossa cidade para TODOS!

Que engenheiro foi esse  que não pensou nos cadeirantes da cidade (Maclaud, Robson, Angélica, Ester, euzinha, e MUITOS outros)?????????????? Onde estão as rampas??? Se existem foram mal projetadas! 

Falasse em acessibilidade o tempo inteiro nos meios de comunicação e as novas obras públicas ainda não atendem a todos porquê?!

Se não bastasse a vergonha que é o prédio da prefeitura da cidade: paralelepípedos e degrau na entrada, escada para o segundo andar, banheiros sem adaptações, e setores com portas estreitas - agora querem que fiquemos presos em casa!? Isso não vai acontecer - estamos vivos e cheios de planos!

Acorda Araruama! 

E, ao prefeito atual e aos que virão fica a dica: por favor, vamos tirar as palavras bonitas dos discursos e papéis. As leis com direitos dos portadores de necessidades especiais já existem, vamos colocá-las em prática, antes que a gente que apresenta deficiência precise se reunir pra exigir isso judicialmente!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O grito de Independência!

De acordo com a enciclopédia livre - Wikipédia: Independência é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia.

Sempre valorizei essa tal de independência, mesmo sem saber que aquilo que eu queria tinha esse nome. Mas, até 2008 eu não saia de casa sem acompanhante porque as dificuldades de acesso e o medo de enfrentá-las me apavoravam! 

Só após passar pelo Sarah tomei coragem de ir as ruas sozinha. Já embarquei no voo para Brasília - DF, para minha primeira internação, sem acompanhante e confesso que foi complicado. Pegar táxi não adaptado e ter que dar conta de cadeira, malas e de mim mesma foi um verdadeiro rolo!


No entanto, o mais difícil mesmo foi dar o "grito de independência" depois de tantos anos de "parceria" com minha mãe. Eu precisava dela por perto não apenas para me auxiliar nas minhas limitações físicas, mas também para me proteger do mundo! E, ela já estava tão acostumada a abrir mão de tudo por mim que nem lembrava de seus próprios sonhos porque sonhava os meus!



Voltei do Sarah... E, era evidente que eu estava mais forte, mais independente, e com planos diferentes.



Com o passar do tempo mudei para um trabalho distante, comecei um romance contínuo (casei),  e sair para resolver algo sozinha é o normal pra mim atualmente. 



Minha mãe terminou os estudos, está trabalhando, e muito feliz se dedicando aos seus objetivos pessoais. 





E quando a saudade bate a gente logo se encontra para falar da vida...